Queijos Curados
Feito de leite pasteurizado de vaca, a Flor do Vale coloca ao seu dispor um queijo de cura mais ou menos prolongada, podendo encontrar o nosso queijo amanteigado, o queijo de pasta mole e o queijo de pasta semi-dura. O paladar pode variar de mais ou menos intenso e acidulado, sendo ainda marcado pela nota quente do pimentão-doce, na variedade barrada.
Na variedade de queijo curado de cabra, feito igualmente de leite pasteurizado, temos o nosso Capricho de Cabra e o Caprichoso.
O Fabrico do Queijo Curado
1º Passo - Ordenha
O primeiro passo é ordenhar. Só usamos o leite, fresco e natural, das nossas próprias vacas. Não temos leite de outras explorações, assim podemos controlar a 100% a qualidade.
2º Passo - Pasteurização
A primeira coisa que fazemos é pasteurizar o leite. Logo de seguida adicionamos fermentos lácteos, coalho e sal.
3º Passo - Coalhada
Em menos de uma hora temos a coalhada.
4º Passo - Mexedura
Passado este tempo a coalhada é agitada até que obtenhamos o grão desejado.
5º Passo - Enchimento
Depois de lavada a massa, esta é colocada numa mesa onde se faz o dessoramento. O enchimento das formas é feito manualmente.
6º Passo - Prensa
Os queijos são prensados durante várias horas.
7º Passo - Salmoura
Após serem prensados, os queijos são desenformados e colocam-se numa salmoura durante várias horas para lhes dar uma maior intensidade de sabor!
8º Passo - Câmaras de Cura
Durante algum tempo os queijos maturam na nossa câmara até alcançarem o grau de maturação desejado. Os nosso queijos não levam nenhum tipo de aditivo ou conservante.
Produto Final
Os nossos queijos curados Flor do Vale prontos para a sua mesa…
Powered by: DATASAFE